BARBER SHOPS: Muito mais do que o tradicional “barba, cabelo e bigode”.

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Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre os tais de barber shops, correto?

É impressionante como esse tipo de estabelecimento cresceu nos últimos anos, não só aqui, mas também mundo a fora.

Muito mais do que um “lugar para cortar cabelo ou fazer a barbar”, os barber shops viraram verdadeiro points de uma rapaziada que além de querer cuidar da aparência vão a procura de uma resenha de qualidade acompanhada de uma boa cerveja e de uma boa música.

Sabendo disso é que me inspirei nesse “mundo” que os barber shops representam hoje em dia para criar a nova coleção da ANDDROZ.

Então rapaziada, se você quer saber mais sobre barber shop, sobre tudo o que ele representa para galera de hoje e também sobre nossa nova coleção continue lendo este artigo.

Nele você verá:

– A origem: Um pouco da história dos barber shop e estabelecimentos famosos
– O conceito “All in on place!”
– Lifestyle da rapaziada que frequentam barber shops
– O conceito que inspirou a nova coleção da ANDDROZ

 

A ORIGEM DOS BARBER SHOPS:

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Tradicionalmente um barber shop pode ser identificado por um poste giratório com cores listradas em vermelho, azul e branco. Esse “poste” é chamado de “Barber Pole”.

Eu não sei você, mas quando eu era pequeno sempre tive curiosidade de saber o que aquele símbolo, que via bastante em filmes antigos e desenhos animados, significava.

Hoje, depois de grande, descobri que aquela “poste” representa barbearias praticamente em todo mundo estando presente em muitos outros países da Ásia, Europa, EUA e aqui na América do Sul.

O mais engraçado é que quando um barber shop tinha este pilar giratório nas cores vermelha, branca e azul significava que o barbeiro, além de fazer o famoso ”barba, cabelo e bigode”, também se arriscava como dentista e cirurgião.

E ai, você encararia? Kkkkkkk =)

O ato de se barbear é tão antigo que vem lá da época dos nossos amigos faraós e romanos, onde fazer a barba ou raspar a cabeça era uma forma de renovar-se, de iniciar, de certa forma, uma nova vida (menos para Leónidas e seus 300 espartanos que como todos sabem a barba dos caras era na estica kkkkkkkk).

Foi nessa época também que surgiram as primeiras navalhas, um símbolo clássico dos barber shops.

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“ALL IN ON PLACE”: Música, tattoo, cerveja e motocicletas em apenas um lugar.

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Aposto que se você não for um frequentador de barber shops pelo menos conhece alguém que frequente. Seja um amigo, um irmão, um tio até mesmo seu pai. Esse tipo de estabelecimento realmente é f0d@* porque permite o encontro de gerações.

Sou um frequentador de barber shop e já vi coisas do tipo: pai e filho dividindo o mesmo salão numa mistura do clássico com toque contemporâneo. Ou senão um cara mais novo conversando sobre rock dos anos 70 com um cara mais velho que hoje é careca mais que lá atrás tinha cabelão típico da geração Woodstock e um a barba pra fechar o estilo com chave de ouro.

Em fim, a vibe dentro de um barber shop é boa de mais!

Além desse encontro de geração que pra mim é algo fantástico, você tem tudo que nós homens curtimos.

Cerveja? Tem. Música boa? Tem também. Uma galera com estilo próprio e autentico? Com certeza! Sem falar da resenha que de tão boa você não vê o tempo passar.

Essa tal “mistura”, esse “encontro” de assuntos, pessoas e lifestyle dão origem ao que chamamos “All in on place”, que significa tudo em um lugar só.

Esse conceito é bastante conhecido fora do país, mas precisamente na terra do tio Sam, através dos bares frequentados pelos fãs de Harley Davidson que além dos barber shops possuem tudo o que citamos ai em cima.

Essa onda chegou forte no Brasil em 2013 onde ouve um “boom” na procura de homens por esses tipos de estabelecimentos impulsionados não só pela indústria da moda, mas também por conta do aumento de interesse em cervejas artesanais.

Levando em conta do estilo de vida desses homens não seria exagero dizer que consideram esses lugares como o “pequeno pedaço do paraíso”.

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Estabelecimentos adeptos ao conceito “All in on place”:

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Devido a esse crescimento, cada vez mais os barber shops passaram a investir e agregar mais serviços aos seus clientes aderindo assim ao conceito All in on place.

Esse modelo de negócio se tornou tão lucrativo que segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), as regiões de Jundiaí e Sorocaba registraram aumento considerável de salões de cabeleireiros – no qual também se encaixam os barber shops – desde 2013, quando houve o ‘boom’ das barbas estilizadas entre os famosos.

Em Sorocaba temos a Barber Shop Lucky Friends, que começou com uma oficina de motos especializada em Hot Rods e Harley Davidsons e abriu, em 2013, a barbearia. No espaço há ainda um estúdio de tatuagem, uma loja de roupas, calçados e acessórios, e ainda uma lanchonete.

Hoje, segundo os gerentes em uma entrevista dada ao G1 (leia a matéria aqui), o carro chefe da marca é o barber shop onde os barbeiros aumentaram os lucros em quase 200% tirando um salário de R$ 4 mil.

Dá pra brincar já, neh? Kkkk

Todo esse sucesso também se da por conta da decoração do estabelecimento que desde a inauguração, em janeiro de 2014, aumentou sua clientela e atendeu somente nos primeiros seis meses de 2015, cerca de 4.500 clientes.

Na mesma pegada o paraguaio o Willy Morales, inaugurou, em 2008, um dos primeiros barber shops de Sorocaba.

Na decoração do estabelecimento você vê retratos de grandes nomes da música e do show business como The Beatles, Marlon Brando e Marilyn Monroe, além de móveis vintage para dar aquele clima. Segundo Willy, também em entrevista dada ao G1 (leia a matéria aqui), de 2013 a outubro de 2015, aumentou seu lucro em 120%.

A verdade é uma só: a vaidade masculina está em alta e os barber shops crescem acompanhando o número de homens que buscam esse serviço.

O que eu mais vejo, e acredito que você também deva ter visto algo parecido, são homens que por décadas cuidaram da sua barba em casa buscando barber shops hoje em dia.

Muitos ainda ficam meio desconcertados em chamar isso de vaidade, mas independente de como iremos chamar, o “cuidado” com a aparência hoje é forte ente a rapaziada.

O LIFESTYLE: Diferentes estilos de vida mais se completam em apenas um lugar.

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Chegou hora de falar sobre a parte que mais gosto dos barber shops que é o estilo de vida da galera que frequenta esse lugar.

Separei alguns pontos e vou detalhar um a um para você. Vamo nessa?

Música

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Um bom estabelecimento que se preze não pode deixar de ter uma música mesmo que seja só para fazer aquele ambiente. Quando o assunto é barber shop, o estilo musical predominante é o bom e velho Rock n” Roll.

Por onde começar a falar dele? Difícil para um cara como eu que tenho esse gênero musical como o meu favorito desde criancinha, mas prometo a vocês que vou me segurar aqui. Pelo menos nessa matéria porque com certeza vamos falar mais dele por aqui no blog. =)

Em fim, o Rock possui muitas vertentes, mas de uma forma geral as músicas que mais escuto tocando em barber shops são as da década de 70 que é considerada por muitos a década de ouro do Rock.

The Who, Led Zeppelin, Black Sabbath, Ramones, Motörhead, AC/DC, etc. Essas são apenas algumas das bandas que compõem a playlist dos barber shops de hoje.

Com certeza, a grande maioria das pessoas que frequentam esse tipo de estabelecimento tem dentro do seu estilo de vida o Rock n” Roll. Quando digo isso não me refiro apenas à aquela visão generalizada e equivocada de homens cabeludos que só se vestem de preto.

De fato que existem sim pessoas com esse visual mais voltado pro Metal, porém numa barber shop você encontra pessoas do mais diversos estilos do rock.

Do cabeludo, passando por aqueles que preferem mais uma barba até chegar naqueles que hoje já não tem tanto cabelo assim.

Independente de qual seja o visual dos frequentadores, ao entrar numa barber shop o Rock estará presente não só no som ambiente, mas também no coração da rapaziada sendo o ponto que liga todos eles e servindo de assunto na sala de espera.

 

Tattoo

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Uma característica bastante frequente na galera que frequenta os baber shop são as tattoos. É importante deixar claro que isso não é uma regra, mas sem dúvida é um tema que combina bastante com o que o lugar tem a oferecer.

Essa informação é tão verdadeira que, como citamos anteriormente, existem barber shops com estúdio de tatuagem dividindo o mesmo espaço.

O pessoal que se amarra em tattoo, mete tinta na pele pensando no significado do desenho, mas também não podemos negar que é por uma questão de aparência e estética.

É justamente por esse motivo que há ligação com os barber shops que, apensar de hoje em dia ser muitos mais do que um espaço para cortar cabelo e fazer a barba, continua tendo esse serviço no seu “cardápio”.

Moto – “Biker’s Life”

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Outro estilo de vida que anda lado a lado com os barber shops é o chamado de Biker’s Life.

O publico que anda de moto, na década de 60, já chamava atenção pelo estilo onde a jaqueta de couro era considerada peça indispensável e o cabelo, com penteado alá James Dean e Elvis Presley, vinha para fechar o pacote e deixar marcado uma época que os meus pais e provavelmente os seus lembram muito bem.

Algumas décadas se passaram, mas essa parada de cuidar da aparência não mudou para eles.

Os apaixonados pelas duas rodas continuam levando muito a sério essa ideia, pois se trata de uma forma que eles encontram para deixar mais aparente seu lifestyle. É nessa hora que os barber shops entram!

Não é a toa que hoje dentro dos barber shops você encontra elementos que representem o universo dos motociclistas compondo a decoração que vão desde placas até motos inteiras.

Sabendo dessa forte ligação dos Birker’s Life com os barber shops é que fica fácil de entender o porquê alguns proprietários de oficinas de moto já incorporam barbearias em seus estabelecimentos, É o caso da Luck Friends e também da Johnnie Wash.

O estilo é algo que encontra enraizado na cultura dos motociclistas e por isso a identificação que esse público tem com os barber shops é algo praticamente natural.

Não imagino um Biker Life sem estilo! Some isso a uma personalidade forte com um toque de rebeldia e temos a marca registrada dessa tribo.

 

Cerveja

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Agora me diz você: existe alguma coisa que fique ruim acompanhado de uma breja?

É meio que sacanagem neh! Aquela cerveja de qualidade, servida no capricho e ainda por cima com um petisco para acompanhar. Que jeito não se sentir a vontade!

Hoje em dia é assim que você é recepcionado em um barber shop. O fato de ter que esperar para ser atendido deixa de ser algo chato e cansativo e se torna algo prazeroso para a rapaziada.

É tiro e queda! A breja entra e a felicidade aflora, o papo flui entre os clientes e o clima que hoje encontramos no barber shop é o melhor possível.

É tudo que nós homens queremos, neh não?

Chega ser engraçado o fato de existir pessoas que dão aquela passada nas barbearias só para apreciar esse outro tipo de serviço que ela oferece.

Então, Túlio, o que você está querendo me dizer é que hoje homens vão a um barber shop sem a necessidade de cortar o cabelo ou fazer a barba? Sim! É exatamente isso. kkkkkkk

A vibe do lugar é tão boa que hoje deixou ser apenas um lugar do tradicional “barba, cabelo e bigode” onde o leque de “produtos” é variado e focado em proporcionar uma experiência diferenciada.

Bom parceiro, se você chegou até aqui gostaria de deixar o meu MUITO OBRIGADO! Você já leu nada mais nada menos do que 2209 palavras.  Agora sem mais delongas, depois de detalhar tudo sobre os barber shops vou finalmente falar da nova coleção que estou desenvolvendo.

 

NOVA COLEÇÃO ANDDROZ

 

Por conta dessa união de lifestyles é que os barber shops estão servindo como 1 dos 3 temas de inspiração para nossa nova coleção.

Queremos atingir com ela a mesma galera que frequenta esses estabelecimentos. Resumindo essa “galera” em poucas palavras, existem 3 que caem como uma luva, que são: Rock, cerveja e barber shop.

Pense comigo: Por quê separar aquilo que combina tão bem?

Poderíamos fazer 3 coleções distintas com esses 3 temas que são ricos em conteúdo pra caramba, mas isso seria praticamente um pecado! Queremos pregar a mistura com a nossa coleção, a união dessa rapaziada que pensa, vive e se veste de forma diferente e o principal, de forma autentica.

Para vocês começarem a sentir qual a pegada que estamos propondo com essa nova coleção se liga nesse vídeo:

 

O desenho é do me brother Renê (RJR Arts) e retrata a prévia de uma das estampas que compõe a nova coleção. Essa estampa em especifico foi inspirada nos barber shops.

Convido vocês a acompanharem nossas novas postagens! Vamos falar mutos mais sobre Rock, breja, barbearia e é claro da nossa nova coleção.

Espero de coração que tenham curtido a matéria!

Fica assim então rapaziada? Forte abraço,

Fontes de consulta:
  • http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba-jundiai/noticia/2015/11/barbearias-investem-no-estilo-vintage-e-agregam-mais-servicos-aos-clientes.html
  • http://www.moto.com.br/custom/conteudo/bar-barbearia-e-tatuagem-na-oficina-customizacao-90854.html
  • http://www.luckyfriendschoppers.com.br/
  • http://www.johnniewash.com.br/

 

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